O PRINCIPAL ERRO NAS RELAÇÕES DE UNIÃO ESTÁVEL!

É perceptível para qualquer um que a dinâmica das relações afetivas mudou bastante nas últimas décadas, de forma que, infelizmente, o casamento se tornou em instituto menos importante do em outros tempos. 

Arrisco a dizer que, atualmente, o número de casais que definem as suas relações nos moldes da união estável é maior do que aqueles que se unem pelo casamento, muitas vezes na busca de fugir de formalidades e despesas cartorárias típicas do casamento. 

Ocorre que a maioria avassaladora se esquece de que a formalidade do casamento já traz consigo previsões mais claras quanto aos direitos e deveres do casal, implicando, assim, em uma maior segurança para ambos. 

A informalidade inicial muitas vezes serve de estímulo ao início do relacionamento, ao “próximo passo” para morar juntos, mas essa mesma informalidade acaba causando sérios conflitos quando relacionamento chega ao fim.

Quando não há mais diálogo, o que resta para definir as ações? REGRAS BEM E ANTERIORMENTE DIFINIDAS! 

Portanto, para quem opta por não casar, a fim de que tenha maior segurança e clareza quanto às regras que vão reger essa relação, é de extrema importância a celebração de um CONTRATO DE CONVIVÊNCIA. 

O contrato de convivência (ou Pacto de Convivência) está previsto no Art. 1725 Código Civil e nada mais é do que é o instrumento que permite que as pessoas envolvidas em uma relação de união estável (inclusive homoafetiva) definam regras patrimoniais mais específicas, assim como direitos e obrigações de cunho pessoal também. 

Os temas que se apresentam com mais frequência nesta modalidade contratual são: a forma de participação de cada um nos bens adquiridos durante ou antes da relação, a participação em lucros ou valorização patrimonial futura, o cumprimento de dever de assistência material, a relação de dependência financeira entre as partes, o usufruto de bens, a outorga de direito real de habitação, os critérios sobre a partilha de bens na hipótese de dissolução, a indenização pelo rompimento da relação, a administração de bens e a arbitragem. 

Essa modalidade contratual pode ser celebrada de forma particular ou por instrumento público (em cartório), mas, obviamente, recomenda-se que o seja por escritura pública, para se ter maior segurança, já que, se feito particularmente, o extravio do documento importará na perda da única prova da celebração do pacto, ao passo que, se por escritura pública, sempre será possível a obtenção de uma segunda via do documento. 

Como de costume, na união estável também cabe o velho ditado: melhor prevenir do que remediar! 

É importante destacar, contudo, que a existência da relação de união estável não depende de um contrato. Ela é um fato social previsto e protegido por lei, ou seja, criará direitos e deveres entre as partes, mesmo que nada seja formalizado. 

A sugestão quanto a celebração do contrato de convivência se dá em razão da maior segurança e clareza que esta espécie de documento traz à relação, evitando, assim, maiores discussões da hipótese de término do relacionamento.

Sobre nós

Muito prazer, meu nome é Thadeu Félix. Há 11 anos, fundei o escritório Félix Santos Advogados. Não só eu, mas toda minha equipe é especialista em Direito da Família. Isso se deve em virtude da minha própria história de vida, eis que, meu primeiro caso após a formatura, foi o da minha própria família. Há época, minha atual esposa, a Lorena, passava por um traumático processo que envolvia o Direito de Família. Enfrentamos esse problema com afinco, dedicação, amor, e com isso, conseguimos vencer este processo.

Sempre acreditei que eu não escolhi o Direito da Família. O Direito de Família que me escolheu, para que eu, e toda minha equipe, sejamos agentes de transformação na vida das pessoas, assim como ocorreu na minha vida, e da minha família.

No escritório Felix Santos Advogados não entregamos somente ações de divórcio, pensão, guarda e visitas. Entregamos a melhor solução para a demanda familiar dos nossos clientes, agindo com transparência e com todo acompanhamento necessário para enfrentarmos juntos qualquer situação. Nosso escritório é altamente capacitado para resolver sua demanda familiar. Conte conosco.

A história de amor que mudou a minha vida e me tornou um advogado especialista em Direito de Família

Veja o que nossos clientes estão falando

Débora Patrícia Mathias
Débora Patrícia Mathias
2023-01-06
Procurei o escritório por indicação de uma amiga, fui super bem atendida. No primeiro atendimento, o Dr. Felix esclareceu tds as minhas dúvidas e explicou como funcionaria o processo de forma clara e objetiva. Meus parabéns a toda equipe pelo excelentíssimo trabalho!!!
Tenylle Brasil
Tenylle Brasil
2023-01-05
Dr. Thadeu Félix, Excelência no profissionalismo. Nos dá esperança às necessidades dos que amamos diante à justiça do nosso País, com uma visão ampla e coerente no Direito (ímpar) de Familia. Não é para qualquer um… Parabéns dr.
Carla Savazzi
Carla Savazzi
2023-01-04
Minha experiência com o Dr Tadeu Felix foi incrível Ele é muito atencioso, tirou todas minhas dúvidas Eu só tenho a agradecer por tudo
Lucimaira Oliveira
Lucimaira Oliveira
2022-12-20
excelente!
fabiana chaves araujo araujo
fabiana chaves araujo araujo
2022-12-16
Dr Thadeu realizou excelente atendimento, onde me trouxe muitas oportunidades de defesa para uma causa de ação de alimentos onde fui muito mal assistida por outro escritório. Super recomendo tê-lo como defensor desde o início da ação!
Vanesa Suscena
Vanesa Suscena
2022-12-14
Competência e transparência. Super indico!
Debora Duarte
Debora Duarte
2022-12-14
Excelente proficional, atencioso e muito cuidadoso…. Super indico
Priscila Pettenon
Priscila Pettenon
2022-12-08
Muito bem atendida,entende bem o que uma mãe passa, gratidão por lutar por essa causa!
Jamile Martins
Jamile Martins
2022-11-30
Foi ótima ! Com dúvidas esclarecidas é ótimo acompanhamento do profissional .
Raquel Lobato
Raquel Lobato
2022-11-25
Muito significativa. Exclareceu muitas dúvidas recentes ao processo de divórcio e pensão alimentícia dos filhos. Advogado muito atencioso e claro nas explicações. Super indico.

CONTATO